Ministério do Trabalho lança Cartilha Amarela para prevenir suicídio e assédio

Ministério do Trabalho lança Cartilha Amarela para prevenir suicídio e assédio

Iniciativa busca orientar trabalhadores e empregadores sobre como prevenir práticas abusivas

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a Cartilha Amarela, em alusão ao Setembro Amarelo, para conscientizar sobre os impactos do assédio e da violência no ambiente de trabalho na saúde física e mental. Segundo dados do Atlas da Violência do IPEA, 45 pessoas cometem suicídio diariamente no Brasil, e o MTE reforça que condições de trabalho precárias e abusivas aumentam a vulnerabilidade.

O material detalha os diferentes tipos de assédio — moral, sexual, virtual e político eleitoral — e orienta sobre direitos, canais de denúncia e estratégias para prevenção. A cartilha também indica medidas que empregadores devem adotar para manter um espaço laboral digno e seguro, evitando adoecimento e casos extremos, como o suicídio.

Com a publicação, o MTE reforça que o trabalho deve ser fonte de realização e não de sofrimento. A iniciativa busca engajar empregadores, trabalhadores e sociedade na construção de relações profissionais baseadas no respeito, na proteção à saúde e na valorização da vida.

Veja mais postagens