No Brasil, o Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro. A data busca homenagear esses profissionais que fazem parte da rotina das empresas e são essenciais no desenvolvimento de atividades na área financeira, patrimonial e econômica.

A celebração tem relação com um fato histórico. Nessa data, em 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.º 7.988, que dispõe sobre o ensino superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais, criando no país o primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis.

Você sabia?

Existe uma diferença entre contador e contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis. Desde junho de 2015, somente os bacharéis neste curso podem obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Já o Contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade.

Em abril de 2012, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade. De acordo com ofício dirigido aos CRCs, a alteração da terminologia deveu-se ao processo de modernização da profissão.

Parabéns a todos os contadores! Profissionais que são peças fundamentais e estratégicas para as empresas.

Camila Banhatto, da Sindicatos Online. Com informações de Jornal Contábil e Justiça Federal.