No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. O fato deu início a discussão sobre acidentes de trabalho e a saúde dos trabalhadores. Então, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Para ampliar ainda mais a discussão sobre o assunto, em 2013 foi criado o Abril Verde, iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST-PB. Representada pelo laço verde, a campanha busca chamar a atenção da sociedade para os graves problemas da falta de segurança no trabalho, que podem gerar milhares de acidentes capazes de tirar a vida de vários trabalhadores.
No Brasil, segundo a plataforma Smart Lab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), ferramenta criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT, foram notificados 571,8 mil casos de acidente de trabalho em 2021. Desse total, 2,5 mil ocasionaram no óbito do trabalhador. São Paulo é o estado com a maior incidência de acidentes, cerca de 35%.
Para saber mais sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e a saúde do trabalhador, clique abaixo e confira a Cartilha feita pelo MPT:
https://www.prt1.mpt.mp.br/images/arquivos/informe_se/cartilhas/cartilha_prevencao.pdf
Por uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional, em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável seja respeitado em todos os níveis. Sindicatos unidos na garantia dos direitos dos trabalhadores!
Camila Banhatto/SON, com informações de Abril Verde Oficial e MPT.