RIO – Apesar do recuo da taxa dedesemprego em junho, o número de brasileiros buscando uma vagahá mais de dois anos nunca foi tão alto. O desemprego de longa duração atinge 3,347 milhões, informou na manhã desta quinta-feira o IBGE . Isso significa que um em cada quatro desempregados no Brasil procura emprego há mais de dois anos e não consegue.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do segundo trimestre de 2019, esse é o maior patamar já registrado desde 2012 , quando teve início a série histórica do IBGE. Naquele ano, havia 1,516 milhão de pessoas nessa condição.

A situação reflete a longa crise econômica que se abateu sobre o país, o que tem dificultado a reiserção no mercado de trabalho, diz a analista do IBGE, Adriana Beringuy:

— Essa é uma resposta a um processo de redução da ocupação nos últimos anos. A gente percebe que, de 2015 para cá, está diminuindo a participação de pessoas procurando emprego entre um mês e um ano e aumentando a participação de pessoas procurando trabalho há mais de dois anos — explica Adriana.

A taxa de desemprego foi de 12% em junho, abaixo dos 12,4% registrados no mesmo mês do ano passado. Adriana pondera que a melhora quantitativa não foi acompanhada de melhora qualitativa: o número de desempregados que buscam uma vaga há pelo menos dois anos cresceu em 196 mil neste período.