O Dia Mundial da Justiça Social é comemorado no dia 20 de fevereiro. Na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007 a data foi declarada e é comemorada anualmente desde 2009. Tem como propósito reafirmar o compromisso com um trabalho produtivo e decente para todos. 

Abrange políticas nacionais e internacionais, incluindo estratégias para redução da pobreza, além de reconhecer que a justiça social é indispensável para o alcance e a manutenção da paz e da segurança dentro e entre nações.

A data busca, ainda, eliminar barreiras sociais entre os diferentes grupos e relembra a necessidade de iniciativas para o combate à pobreza, à exclusão, ao preconceito, ao desemprego e a diversos outros estigmas que colaboram para a segregação social.

 

Trabalhadores e Justiça Social

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define justiça social como o meio pelo qual todo trabalhador e toda trabalhadora pode reivindicar livremente. Sob uma perspectiva baseada na igualdade de oportunidades, na qual o trabalhador ou trabalhadora tenha justa parte da riqueza que ajudou a gerar. 

Segundo a definição da OIT, o meio sindical é, sem dúvida, o maior representante dos trabalhadores na reivindicação de melhores condições nas suas funções, sobretudo quanto aos seus direitos sobre o lucro gerado.

Nessa visão, o conceito também compreende que a sociedade é composta por pessoas plurais, ou seja, a diferença entre elas deve ser acolhida junto ao compromisso de promover justiça e prezar pelo valor da igualdade material. Para, consequentemente, possibilitar equidade entre trabalhadores das mais diversas categorias.

Felipe Pacheco/SON com informações do TST (Tribunal Superior do Trabalho)